domingo, 30 de março de 2008

História do Piercing


Culturas Antigas e povos Tradicionais

Para entender os motivos que levam uma a sociedade a se perfurar é necessário fazer parte dessa sociedade. Uma sociedade é formada "por sistemas integrados de palavras, conceitos, padrões de organização social, imagens do tempo crenças míticas de como o universo é organizado, utensílios materiais e artes performáticas".
O motivo pelo qual uma pessoa é perfurada varia. Pela simplificação, 4 categorias generalizadas foram criadas.

• Espiritual/Metafísica;
• Estética;
• Denotação de diferença;
• Sexual.
• Cerimônia de Nascimento

Body piercing vem sendo praticado por mais de 5000 anos e sempre foi usado como uma expressão pessoal, ritual espiritual, como uma distinção de realeza, e mais recentemente como moda.

Tudo começou nas primeiras tribos e clãs das mais antigas raças humanas. Nas tribos da América do sul, África ,Indonésia, nas castas religiosas da Índia, pelos faraós do Egito e pelos soldados de Roma.

Depois se espalhou pela classe média e aristocracia do século 18 e 19. Mas foi esquecido na Europa no século 20. Em 1970 cresceu novamente nas mãos do "gurus" da moda de Londres e artistas do "underground".

E em 1990 finalmente atingiu a atenção de todo o planeta fechando o elos entre o primitivo e o moderno. Existe uma longa história sobre o body piercing em rituais de passagens e em significados diversos.

Sem comentários: