sábado, 29 de março de 2008

Cuidados a serem tomados pelos Perfuradores Corporais:


- Quelóide, Hipercicatrização: Reação decorrente causada por metais pesados no organismo alérgico aos derivados da composição. Se no cadastro do cliente constar antecedentes alérgicos a Prata, Latão e Chapeado que são metais derivados de Carbono e Níquel, um Perfurador experiente não deve oferecer aos seus clientes, Piercings em Aço Cirúrgico, mesmo este sendo da Liga 316 L, por conter em sua composição Carbono e Níquel em pessoas alérgicas torna-se um estopim que acarretará no processo de Hipercicatrização local, seja: na Orelha, no nariz, na língua ou em qualquer área do corpo humano, o Perfurador só deverá usar nessas pessoas Titânio ou Bio – plástico.

Em alguns países Asiáticos e Europeus qualquer Piercing que tenha em sua composição Carbono e Níquel são proibidos por lei o seu uso inicial, a fim de conter possíveis reações alérgicas.

Em nosso País temos como controlar esse processo de reação aos metais por termos a ficha de anamnese, na qual é de obrigatoriedade das lojas que prestam este tipo de serviço a população adepta.

Todos os metais que são usados nas fabricações dos Piercings são, de fato reconhecidos pela comunidade Médica mundial, são eles:

- Aço 316 Lvm f138-97: Usado na medicina em confecções de gaiolas que auxiliam na regeneração Óssea de fraturas expostas. Leiam manual de Osteossintese.

- Titânio referência, ti6a14vf-136-98: Usado pelos Cirurgiões Dentistas e Plásticos em reconstituições onde se fazem necessários, Facial, Bucal, Tronco e Membros Inferiores do corpo humano.

- Nióbio: segue a mesma linha de raciocínio acima.

- Bio Plástico, PTFE, Poliotetrafluoretileno: Atualmente usado na Europa como substituto do plasma sanguíneo, esse Plástico em sua versão sólida é bem quisto pelos cirurgiões nas respectivas áreas, próteses cardiovasculares, inibidor de ovulação feminina, quando implantado.

- Nota do Perfurador: O metal Platina seria ótimo para os piercings, porém como é um metal duro de ser usinado acaba saindo caro aos fabricantes confeccionar jóias para o corpo com este.


Escrito por Ronaldo Sampaio - Diretor Vice Presidente do SETAP-BR
Mais informações: SETAP-SP Tel. (011) 5573-6787 das 10:00 ás 19:00.

Sem comentários: